Sugestões de onde comer em Montevideo
Vai viajar à capital uruguaia e quer sugestões para aproveitar a gastronimia do país? Trouxe aqui nesse post os lugares que eu visitei na minha última viagem e onde comi muito bem, provando pratos e receitas que são muito populares no Uruguai. Confere…
Como usar milhas para chegar nos países mais visitados do mundo
Reunindo pontos turísticos únicos e atrativos que são super famosos, é comum que esses destinos estejam nas metas de viagem de muita gente. Para te ajudar a emitir suas passagens com milhas para os países mais visitados do mundo, selecionamos algumas sugestões de programas de fidelidade que você pode usar.
Mas antes, vamos reforçar que não dá para definir apenas “o melhor programa de fidelidade”, sem defirnir as prioridades sua viagem. Economia de dinheiro, de tempo, custo-benefício, classe de cabine e companhia aérea são fatores que podem tornar um ou outro programa mais ou menos vantajoso.
Por isso, sempre lembramos que é fundamental conhecer os programas de fidelidade, o custo das milhas de cada um e o que vale a mais a pena de acordo com seus planos. Já te mostramos algumas dicas sobre esse assunto nesse post!
Confira abaixo as sugestões de programas de milhas para viajar aos países mais visitados do mundo.
Programas de fidelidade para emitir passagens
1 – França

Já faz um tempo que Paris sempre está na lista dos destinos mais buscados, colocando a França no ranking de países mais visitados do mundo. E, saindo do Brasil, existem algumas possibilidades de voar diretamente para a Cidade Luz.
A Air France tem voos diretos saíndo de São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza e Salvador. Inclusive, uma das operações que saem de Guarulhos, é com um Boeing 777 que conta com Primeira Classe! Então, dá para viajar com diversas classes de cabine do Brasil à capital francesa.
Para quem deseja viajar de Econômica, Premium ou Executiva, uma das alternativas é usar a Smiles, que é parceria da Air France e, ocaionalmente, possui ótimos custos de resgate. Além de ser um programa prático de fazer acúmulos para quem mora no Brasil.
Já para quem sonha em viajar na Primeira Classe da Air France, é preciso usar o programa da própria companhia, o Flying Blue. Apesar de ser um pouco mais difícil fazer os acúmulos nele, a vantagem do Flying Blue são os valores de variação fixa, que dão mais estabilidade para os viajantes se planejarem.
Já voei na Primeira Classe da Air France e te mostro minha experiência e como fiz a emissão nesse post!
Uma outra opção é ir com a Latam, que possui voos diretos de Guarulhos a Paris. Dá para fazer as emissões com o próprio Latam Pass ou usando Avios do Iberia Plus ou do Privilege Club.
2 – Espanha

A Espanha é outro país europeu que recebe uma quantidade imensa de visitantes, principalmente em Barcelona e Madri. E dá para chegar nessas principais cidades com certa variedade de companhias aéreas.
Com a Iberia, principal companhia aérea espanhola, dá para voar de São Paulo e do Rio de Janeiro o ano todo ou sazonalmente partindo de Fortaleza e Recife. Para essa companhia, você pode usar milhas Smiles, Latam Pass ou os Avios do próprio programa Iberia Plus.
Outra alternativa é voar com a Air Europa, saindo de Guarulhos ou de Salvador. Dá para usar milhas Smiles para voar com essa companhia e, uma das vantagens, é que as taxas cobradas pela companhia nesse programa costumam ser baixas.
Com a Azul, é possível voar saindo de Viracopos (Campinas) ou de Recife, sazonalmente. Para esses resgates, você pode usar pontos Azul Fidelidade ou o programa MileagePlus, da United, para valores tabelados.
A Latam também opera voos diretos para as duas principais cidades da Espanha, sendo a única a conectar o Brasil diretamente a Barcelona (as outras empresas voam apenas a Madri). Para voar com essa companhia, você pode usar o Latam Pass ou os valores tabelados do Iberia Plus.
Por fim, a Air China é uma mais uma opção de companhia aérea que realiza voos saindo de Guarulhos com parada de Madri antes de seguir para Pequim. A companhia é integrante da Star Alliance, então você pode suar milhas ConnectMiles, da Copa; LifeMiles, da Avianca; ou TAP Miles&Go para fazer essa emissão, usando, inclusive tabelas fixas.
3 – Estados Unidos

Os Estados Unidos é um país enorme , com muitos destinos turísticos e um grande fluxo aéreo. Por isso, a diversidade de opções de voos é bem grande.
Então, antes de mais nada, vale a pena escolher a companhia aérea e o programa de fidelidade de acordo com o seu roteiro.
Voando com companhias nacionais
A Latam voa para Miami, Orlando, Nova York, Boston e Los Angeles. Para voar com a empresa, você pode usar as milhas do próprio Latam Pass ou Avios do Iberia Plus ou Privilege Club. Todos os voos saem de Guarulhos, exceto por Miami, que também tem operações saindo de Fortaleza.
A Azul voa para Fort Lauderdale e para Orlando saindo de Viracopos (Campinas), Belo Horizonte e Recife. Para os resgates, você pode usar pontos Azul Fidelidade ou milhas MileagePlus para valores tabelados.
Já a GOL opera voos para Miami saindo de Brasília, Fortaleza, sazonalmente de Manaus e, em breve, vai iniciar viagens a partir de Belém. Fortaleza e Brasília também contam com voos para Orlando com essa companhia aérea. Para fazer resgates com milhas, você pode usar a própria Smiles ou usar os valores tabelados do AAdvantage, da American Airlines, que é parceiro da GOL.
Voando com companhias dos Estados Unidos
Para voos diretos com companhias dos Estados Unidos, os principais aeroportos serão Guarulhos e Galeão.
A United voa de São Paulo para Houston; Chicago; Washington; e Nova York. Do Rio, os voos são apenas para Houston. Você pode emitir voos da companhia com o programa MileagePlus, o Azul Fidalide ou programas de companhias Star Alliance, como o ConnectMiles da Copa; o TAP Miles&Go; ou o LifeMiles da Avianca.
A American Airlines voa de São Paulo e do Rio para três cidades americanas: Nova York, Miami e Dallas. Para resgatar voos dessa companhia, você pode usar a Smiles; o próprio programa da American, o AAdvantage; ou programas de companhias Oneworld, como Iberia Plus.
Já a Delta opera voos do Rio e de São Paulo para Atlanta e Nova York. Para voar com essa companhia, você pode usar o programa Latam Pass (e até tentar um resgate em tabela fixa).
4 – China

A China está literalmente do outro lado do mundo e, por isso, será preciso fazer pelo menos uma parada para chegar ao país. E a forma mais prática é uma opção que já citamos anteriormente como sugestão para a Espanha.
A Air China retomou seus voos no Brasil em 2024 e realizam um voo saindo de Guarulhos com uma pequena parada em Madri, seguindo até Pequim. Essa é a forma mais prática de chegar ao país, pois você não precisa trocar de avião.
E como sugerimos, você pode usar o programa ConnectMiles; LifeMiles; ou TAP para emitir essa passagem.
Mas, caso queira fazer conexão e usar outras companhias aéreas, tem uma diversidade enorme de possibilidades, podendo usar os Estados Unidos, Canadá e diversos países da Europa como parada com troca de aeronave para chegar na China.
5 – Itália

Por fim, a Itália, com dezenas de cidades encantadoras, monumentos que são ícones do turismo mundial e culinária espetacular, também sempre aparece entre os países mais visitados do mundo.
A ITA Airways possui voos diretos de Guarulhos e do Rio de Janeiro para Roma e as emissões feitas via Smiles (até o momento de postagem desse conteúdo – a ITA está em processo de entrada na Star Alliance).
A Latam voa de Guarulhos para Roma e para Milão e as emissões que podem ser feitas via Latam Pass, Iberia Plus ou Privilege Club, com a possibilidade de usar valores tabelados nessas duas últimas opções.
Considerações
Se você quiser mais opções de resgates para alguns desses países ou outros destinos super famosos ao redor do planeta, aproveite para ver esse post.
E não deixe de aprender sobre acumular e usar milhas de forma vantajosa com nossos conteúdos ou entrando para a próxima turma do Viajando Com Milhas!
Conheça o Norwegian Aqua – o novo navio da Norwegian Cruise Line
Tive a oportunidade de conhecer em primeira mão o novíssimo navio da Norwegian Cruise Line (NCL), o Norwegian Aqua. Com certeza, um dos melhores navios que já viajei e vou te contar tudo que tem nele e os atrativos que eu mais gostei.
Sobre o Norwegian Aqua

Inaugurado em 2025, o Norwegian Aqua se destaca como uma embarcação espaçosa, com experiências inovadoras e ambientes que vão te oferecer uma experiência de viagem elevada.
São diversos decks e espaços com vistas amplas, variedade de atrativos para lazer e descanso, além da novidade do primeiro híbrido de montanha-russa aquática e toboágua do mundo no mar.
Cabines
Studio

Opção para quem viaja sozinho, quer economizar e ter um espaço compacto, mas planejado. Pode solicitar serviço de quarto 24h por dia, assim como todos os passageiros, e ter acesso a um lounge exclusivo, o Studio Lounge.
Cabine interna

Opção econômica para viajar em casal ou família. Apesar do tamanho compacto, o quarto é bem equipado, com TV e uma decoração moderna e aconchegante.
Cabine externa

Para quem viaja em até 4 pessoas e não quer abrir mão da vista para o mar. Essa cabine é mais espaçosa (pode ter até 34m²) e possui uma vigia grande com vista para o oceano.
Cabine varanda

Muito semelhante à cabine anterior, a diferença está na varanda privativa que os hóspedes dessa opção possuem. A partir dessa categoria de quarto, os passageiros já contam com menu de café da manhã (quente e continental), além de cafeteria disponível para consumo.
Te mostro minha cabine varanda no Aqua aqui nesse vídeo!
Suíte Club

Suítes espaçosas (de até 38m²), para quem quer ter mais conforto, principalmente viajando em casal ou em família.
A varanda mais ampla também permite que os hóspedes possam curtir o ambiente externo do quarto com mais conforto. Nessa cabine, os hóspedes possuem vantagens extras, como roupa de cama premium; podem fazer reserva antecipada em restaurantes e atrativos do navio; ganham uma garrafa de espumante de cortesia e snacks na cabine; além de lavanderia inclusa.
Suíte

A suíte é ideal para quem quer ambientes separados – quarto com vista, living e varanda. São super espaçosas (até 58m²) com varandas que podem chegar a 34m².
Oferece toda a comodidade de como se você estivesse num bom hotel, além de experiências exclusivas: roupa de cama premium e colchão com pillow top; roupão, chinelos e produtos; espumante de cortesia; snacks entregue no quarto todas as noites; reservas prioritárias em experiências no navio; convites para refeições e coquetéis exclusivas, incluindo um com os oficiais do navio; concierge e mordomo 24h.
The Haven

Para quem busca a experiência mais luxuosa possível viajando com a Norwegian Cruise Line. Esse novo navio conta com cabines The Haven, que são verdadeiros apartamentos dentro do navio.
E, uma das melhores coisas, é que além de um quarto super completo, com vários espaços amplos para você curtir com privacidade, essa categoria ainda te dá acesso à espaços do navio que são exclusivos de hóspedes The Haven, como piscina e solário, restaurante, banheiras de hidromassagem, decks, além de todas as comodidades que os outros hóspedes de outras cabines também recebem.
Sendo passageiro do The Haven, você também tem direito ao embarque e desembarque prioritário na embarcação.
Eu já viajei na cabine The Haven na minha lua de mel e foi uma experiência incrível! Confere detalhes da minha viagem aqui.
Atrativos do Norwegian Aqua
Piscinas e ambiente externo

Um dos destaques do Norwegian Aqua está na Ocean Boulevard, uma área externa com passarelas de vidro que oferecem vista 360º, espaço Infinity Beach que vai fazer você se sentir numa praia, além de piscinas de borda infinita.
E falando em praia, o Vibe Beach Club é um espaço com bar e banheiras de hidromassagem infinitas para quem quer um espaço ainda mais exclusivo para aproveitar um dia de sol.
A NCL também inovou nas experiências para curtir as piscinas com o Aqua Slidecoaster, o primeiro híbrido entre montanha-russa e toboágua no mar. É uma experiência muito gostosa, principalmente considerando que o Norwegian Aqua vai navegar nas temporadas de primavera/verão. Além dela, o navio ainda possui piscina principal e parque aquático infantil.
E se você gosta de altas emoções, ainda pode usar o The Drop, para descer 10 andares em espiral com a ajuda da gravidade. Eu desci e curti muito!
Entretenimento
Começando por festas e espetáculos, o Aqua Theater & Club possui três andares e une programações. Parte do tempo, com apresentações de teatro e, mais tarde, transforma-se em boate.
O navio também possui espaço com shows de rock clássico, teatro com bar com apresentações de stand-up comedy e um game show interativo.
A área de jogos atende públicos de todas as idades e diversos interesses, com mini golfe de alta tecnologia, videogames arcade, jogos de realidade virtual, bar com dardos interativos, entre outras opções.
Para crianças, o navio conta com atividades e ambientes que atendem diferentes faixas de idade, desde dos primeiros anos até a pré-adolescência, com espaços de jogos, brinquedos, esportes, atividades interativas, música e muito mais.
Spa e fitness
O Mandara Spa and Salon conta com espaços incríveis para quem quer relaxar durante o cruzeiro. Como:
• sauna a vapor
• sala de sal
• sala de gelo
• sauna a carvão
• sauna de argila (a primeira oferecida em navios)
• chuveiro experiencial
• além de piscina de vitalidade e piscina de flutuação com sal
Os espaços de relaxamento possuem vista ampla para o oceano, assim como o Pulse Fitness Center, uma enorme academia equipada com aparelhos diversos para diferentes atividades físicas.
Bares e restaurantes



A diversidade de opções para comer e beber é enorme!
São vários bares sofisticados, para quem quer uma noite elegante ou um happy hour mais intimista; bares na piscina;na sala de observação (que foi um dos meus favoritos por causa da vista); um bar de vinhos; e diversos outros, somando 18 opções de espaços para beber no navio.



Eles também possuem cafeterias e uma unidade da Starbucks.
Para comer, tem opção de:
• churrascaria
• bistrô
• restaurante mexicano
• restaurante italiano
• culinária oriental, como tailandêsa e japonesa
• restaurante para quem busca opções saudáveis ou que conta com restrições alimentares
• entre outros.
Esses exemplos fazem parte de um total de 17 restaurantes, considerando que o navio também conta com os buffets que fazem parte do pacote escolhido por cada viajante – que, inclusive, são muito diversos e bem atendidos pela equipe.
Para onde posso viajar com o Norwegian Aqua?
Já estão disponíveis reservas para conhecer diversos destinos do Caribe e as ilhas das Bermudas partindo de cidades como Nova York, Porto Canaveral (Orlando).
São diversos itinerários, com diferentes durações, e valores variáveis, te dando a possibilidade de escolher uma programação que se adequa a sua disponibilidade e orçamento.
Você pode conferir e reservar viagens a bordo do Norwegian Aqua e de outros navios da Norwegian nesse link.
Considerações
Gostou de conhecer o Norwegian Aqua, novo navio da Norwegian Cruise Line? Eu tenho que admitir que esse cruzeiro me surpreendeu e certamente vai oferecer viagens fantásticas e memoráveis!
Lembrando também que temos uma série de posts dando dicas sobre o que levar numa viagem de cruzeiro, como se programar no navio e muito mais aqui no portal – confira.
Sugestões de onde se hospedar em Bangkok
Uma boa localização nos destinos nos ajudam a economizar tempo, dinheiro e curtir a cidade de maneira mais agradável. A capital tailandesa é enorme e cada bairro pode ter um estilo diferente. Mas, selecionamos 3 indicações de regiões que podem ser mais interessantes para quem viaja a turismo. Veja abaixo onde se hospedar em Bangkok!
3 regiões para se hospedar em Bangkok
Phra Nakhon

Para conhecer alguns dos principais pontos turísticos de Bangkok a pé, inlcuindo os templos mais famosos, o Grande Palácio e curtir a noite em Khao San Road sem se afastar muito da hospedagem, opte pela região de Phra Nakhon e seus entornos.
Essa área da cidade vai deixar seu roteiro mais prático e otimizado, dependendo menos de transporte para visitar boa parte dos lugares.
Concentra, principalmente, hostels e hoteis de até 3 estrelas, sendo uma opção de bom custo-benefício em Bangkok.
À beira do Rio Chao Phraya

Para quem deseja uma viagem mais romântica, luxuosa ou quer aproveitar que a Tailândia é um país barato para investir num bom hotel com vista priviliegiada, opte pelos hoteis que ficam à beira do Rio Chao Phraya.
Eles dão fácil acesso a parte dos pontos turísticos da cidade e aos barcos que fazem parte do transporte local através de píeres espalhados em ambos lados do rio.
Por terem vista para o lado histórico ou moderno de Bangkok, as hospedagens que beiram o Chao Phraya costumam ser 4 e 5 estrelas, incluindo várias grandes redes de hotéis.
Siam Area
A Siam Area é mais uma opção de onde se hospedar em Bangkok. Essa é uma parte mais comercial da cidade, onde estão grandes shoppings e parques com bastante área verde.
Essa região fica um pouco afastado dos principais pontos turísicos, porém, para quem pretente ficar muitos dias na cidade, pode ser interessante. Nessa localização, você também pode ter fácil acesso a outros atrativos, além do roteiro tradicional.
E, diferente das sugestões anteriores, a Siam Area tem facilidade de acesso aos trens e ao metrô de Bangkok, o que também é um ponto positivo para os deslocamentos.
Considerações
Agora que você já tem algumas orientações de onde se hospedar em Bangkok, aproveite para montar seu roteiro com nossas dicas do que fazer na cidade durante 3 ou 4 dias:
Ter o visto americano ajuda a entrar em outros países?
Vale a pena invetsir no visto americano mesmo que você não queria viajar exatamente aos Estados Unidos? Talvez sim, a depender dos seus planos de viagem. Ter o documento que autoriza viagens aos EUA pode ajudar a entrar em outros países.
Nesse post, vamos te explicar como isso funciona e te dar os principais exemplos de como esse documento pode ajudar a entrar em outros destinos.
Qual a relevância de ter o visto americano?
O visto americano é considerado um dos mais criteriosos no processo de emissão. Então, quem consegue um desses, é por ter potencial de ser um bom viajante, atendendo as exigências de um país burocrático para visitação.
Para facilitar a vida dos viajantes, alguns países aproveitam que o turista já tem autorização para os Estados Unidos e flexibilizam a entrada em seus territórios, exigindo menos documentos ou isentando as pessoas de novas autorizações de viagem.
Países que facilitam a entrada de quem tem visto para os EUA

Os dois principais exemplos de países que facilitam a entrada de quem tem visto americano é México e Canadá.
Assim como os Estados Unidos, esses dois territórios exigem atualmente a emissão de visto físico para portadores do passaporte brasileiro. Porém, como os critérios para o visto americano são considerados mais rígidos, México e Canadá facilitam a entrada dos brasileiros que já possuem o direito de entrar nos EUA.
No caso do México, o visto americano fornece ao viajante, automaticamente, o direto de entrada no país, sem precisar de nenhum outro tipo de autorização de viagem. Porém, sempre lembrando que o direito de imigrar não é uma garantia. Faça a sua parte levando documentos que comprovam o motivo da sua viagem e o seu tempo de permanência para não ter problemas na imigração.
Veja lista de documentos indicados para viagens internacionais aqui!
Já no caso do Canadá, não significa que por ter o visto dos Estados Unidos você poderá entrar diretamente no país. Ainda é preciso passar por um processo de autorização, porém, mais fácil e mais barato do que tirar um visto de turismo.
Brasileiros precisam emitir uma Autorização Eletrônica de Viagem através do site do governo canandese. O documento é solicitado online e disponibilizado digitalmente com o custo de 7 Dólares canadenses. Em geral, a autorização é disponibilizada no mesmo dia do pedido para o viajante.
Considerações
Vale lembrar que ter um visto mexicano ou canadense não facilita diretamente sua entrada nos Estados Unidos. O visto americano é obrigatório para entrar no país. Por isso, se você pretende investir apenas em um documento, talvez seja mais interessante apostar no americano, que já ajuda a entrar nos demais territórios.
Porém, ter visto para outros países no seu passaporte é um ponto positivo para os consulados te analisarem como viajante. Se você demonsta que visita outros destinos com certa frequência, que já foi a países que exigiam autorização e respeitou as regras de imirgação, isso pode facilitar a liberação de um novo visto.
Se você quiser conhecer melhor os processos de emissão de visto para o México e Canadá, confira os posts específicos sobre esses assuntos:
Sugestões de onde comer em Belém do Pará
Um dos aspectos culturais mais marcates do Norte do Brasil é sua culinária! Repleta de receitas únicas e alimentos típicos da região amazônica, uma viagem às cidades dessa região merece um roteiro gastronômico. Por isso, reuni aqui algumas dicas de onde comer em Belém e algumas sugestões do que provar durante sua estadia.
Inclusive, a cidade foi reconhecida pela UNESCO como capital criativa da gastronomia brasileira em 2015. Então, já dá para imaginar a diversidade de sabores, cores, cheiros e receitas que esse destino promete!
Indicações de lugares para comer em Belém
Mercado Ver-o-Peso

A maior feira a céu aberto da América Latina conta com diversos box com pequenos restaurantes que oferecem a típica culinária paranese no estilo de comida caseira. Uma opção para quem quer comer em Belém economizando, já que a feira é bastante popular.
Também é o lugar ideal para você provar frutas, sucos e doces de pequenos produtores e comerciantes locais, que podem até ser lembraças para levar para casa.
E se quiser aprender sobre a história, curioridades e aproveitar bem a diversidade desse enorme lugar, considere fazer um tour guiado pelo Ver-o-Peso.
Casa do Saulo das Onze Janelas

Um dos restaurantes mais renomados e bem avaliados para comer em Belém. A comida é muito boa e você pode pedir acompanhamentos à vontade para os pratos principais – o que é muito bom, principalmente se você está acompanhado ou em grupo.
Point do Açaí

O Point do Açaí é o lugar ideal para provar o açaí em sua versão natural, sem adoçantes (como a maioria de nós estamos acostumados no resto do Brasil), como a culinária da região Norte consome: sendo um complemento dos pratos salgados.
Dá para provar diversas outras receitas bastante criativas e que são exclusivas desse local que usam ingredientes do Pará.
Cervejaria Cabôca

Um bar com cervejas artesanais paraenses. O espaço conta com música ao vivo e vários petiscos da culinária local para quem quer uma noite mais descontraída.
Estação das Docas

Além de ser um dos cartões postais da cidade, a Estação das Docas reúne vários bons restaurantes com vista para a Baía do Guajará. Ideal para um fim de tarde, com diversidade nas opções de comidas e bebidas entre os estabelecimentos.
Cairu
A Cairu é uma sorveteria artesanal com diversos sabores com frutas e alimentos típicos do Pará. E ela já entrou para o ranking das melhores sorveterias do mundo no Festival Mundial de Gelato!
Em 2024, a Cairu também se tornou Patrimônio Cultural de natureza material e imaterial do Estado do Pará.
Considerações
Visitei todos esses estabelecimentos na minha viagem a Belém durante o projeto Brasil 60 – confere no vídeo abaixo. E aproveita também para conferir os posts que já fizemos com dicas de onde se hospedar e o que fazer na capital paraense.
Dicas de como controlar gastos na viagem
Está com o orçamento apertado ou tem receios de investir mais do que o previsto enquanto visita um destino? Algumas ações podem te ajudar a ser um viajante mais organizado e que consegue controlar gastos na viagem.
Listamos algumas dicas que você pode usar antes e durante suas experiências para evitar certas despesas e ficar dentro das expectativas dos valores.
Dicas para controlar gastos na viagem
1 – Pesquisas prévias de gastos do dia a dia

Já trouxemos aqui no portal algumas dicas de como evitar gastos desnecessários durante viagens e recomendamos que você faça pesquisas prévias enquanto planeja seu roteiro ao destino.
Quando temos conhecimento sobre os valores médios de transporte, comidas e atrativos, evitamos decisões impulsivas que podem nos levar a pagar mais caro por serviços e experiências.
Por exemplo:
- Pesquisando que tipo de transporte usar para sair do aeroporto, para não ficar refém apenas do Uber ou táxi na chegada e que podem ser mais caros a depender da distância a ser percorrida.
- Consultando os valores médios para comer nos restaurantes, para não acabar escolhendo lugares que são mais caros por receber mais turistas.
- Conferindo se vale mais a pena reservar ingressos e passeios antecipamente ou pagando no destino.
Tudo isso vai ajudar você a ter um orçamento com melhor custo-benefício e evitar gastos além do previsto.
2 – Média dos gastos diários
Depois de boa pesquisa sobre o destino, sabendo quanto você vai investir em passeios, ingressos, alimentação e transporte, você vai ter uma noção sobre os gastos na viagem. Quanto mais detalhados os planos de cada dia, mais você terá noção de quanto vai gastar.
Por exemplo: no dia 1 da viagem, você vai fazer um passeio pago pela manhã com custo A; vai almoçar com uma média de valor B; entrar num museu com ingresso que custa C; jantar com um média de valor D; e usar o Uber para voltar ao hotel por um custo médio E.
Ou seja, você terá uma noção mínima de quanto vai custar seu dia e poder planejar os gastos antecipadamente. Isso ajuda a ter uma estimativa do valor total da viagem, somando os planos de cada dia.
3 – Anote e some tudo

Eu tenho o hábito de anotar todos os gastos na viagem, principalmente aqueles que não são feitos nos cartões. Coloco cada compra e investimento do dia num bloco de notas do celular, sobretudo quando gasto dinheiro em espécie.
No fim do dia, ao voltar para a hospedagem, eu somo tudo que está no extrato do cartão e no bloco de notas para garantir que eu cumpri a média de gastos que estava planejada.
4 – Equilibre os gastos de cada dia
Tudo bem se num dia ou outro a gente extrapolar um pouco o valor previsto. Duas coisas que podem ajudar a equilibrar tudo e não perder o controle dos gastos:
- Sempre colocar uma margem de gastos acima do estipulado de cada dia. Isso ajuda com imprevistos, com pequenos perrengues e não te deixa refém da pesquisa prévia. Afinal, algumas coisas podem mudar até a data da sua viagem.
- E ter o hábito de anotar e calcular os gastos diários, pois se você economizar mais em um dia e gastar mais em outro, possivelmente vai conseguir se manter dentro do previsto com essas variações. Mas, para ter essa noção, é importante ter os registros de tudo que gastou.
Considerações
E se além de controlar gastos na viagem você também quiser algumas dicas extras de como conseguir economizar no planejamento e dia a dia no destino, confira esse post com 7 sugestões!
Gostou das dicas? Para conferir mais conteúdos como esse, clique aqui!
Conexão longa sem sair do aeroporto – o que fazer
Você vai fazer uma conexão longa na sua viagem, mas o tempo não vai ser suficiente para sair do aeroporto ou o deslocamento até a cidade não vale a pena. O que fazer para não ficar entediado enquanto espera pelo próximo voo? Listamos algumas sugestões para você tentar aproveitar o seu tempo nos terminais ao redor do mundo.
Procure por um serviço de locker
Se você não quer ficar parado em um único lugar com suas malas ou ter a preocupação de estar tomando conta dos seus pertences por horas, uma das primeiras dicas é buscar pelo serviço de locker. Em grandes aeroportos, é comum encontrar tanto estabelecimentos quanto armários automáticos, onde você mesmo pode alugar um espaço, colocar e tirar suas coisas.
Com essa opção, você contrata por algumas horas, guarda suas bagagens com segurança e pode ter mais facilidade de transitar no terminal durante o tempo livre.
Use as vantagens do seu cartão de crédito
Sempre reforçamos aqui no Estevam Pelo Mundo para você escolher um cartão pensando em atender os seus interesses quanto aos benefícios de viagem. Inclusive, já trouxemos opções que não são difíceis de emitir e que atendem viajantes que não buscam super vantagens.
Como saber se meu cartão dá direito à sala VIP?
Um cartão com acessos limitados à Salas VIP, por exemplo, são ideais para conexões longas, dando a oportunidade de você possa descansar num lugar confortável enquanto espera seu voo. Como o benefício pode ser restrito, deixe os acessos para ocasiões que, de fato, vai precisar estar mais tempo no aeroporto.
Uma outra vantagem que muitos cartões podem oferecer é desconto em restaurantes, oferecendo um valor fixo de consumação em estabelecimentos específicos como opção alternativa aos acessos a lounges. Essa também é uma maneira de conseguir sentar num lugar com mesa, certo conforto e poder ter uma boa refeição sem ter que arcar com valores exorbitantes.
Descubra o que tem para fazer no aeroporto
Sabia que alguns dos grandes aeroportos do mundo possuem salas de cinema, com exibições de filmes clássicos e curtas; galerias com exposições de arte; espaços de lazer; de relaxamento; e até mesmo hotéis?
Talvez seja difícil encontrar esses lugares por conta prórpia, apenas caminhando pelos terminais, principalmente se você estiver em aeroportos gigantes e com vários prédios.
Por isso, deixo como indicação que você pesquise sobre as comodidades do aeroporto onde vai fazer a troca de aeronave antes da viagem. Assim, você já pode descobrir alguns desses lugares e onde eles ficam, facilitando para que você os encontre durante sua conexão longa.
Dicas de como se localizar nos aeroportos!
Busque um coworking
Se você quiser um lugar sossegado, silencioso, seja para estudar, ler ou trabalhar, busque por um coworking.
Muitos aeroportos já contam com esses espaços que vão oferecer uma boa infraestrutura por algumas horas para você conseguir se dedicar a outra atividade.
Alguns, inclusive, são integrados a lounges e podem ser acessados também com cartões de crédito.
Considerações
Gostou das sugestões? Tem alguma dica extra para quem vai fazer uma conexão longa da próxima viagem? Comente abaixo e ajude outros viajantes!
Veja aqui alguns cuidados que você teve ter durante essas viagens com troca de aeronaves!
Aproveite para conferir também nosso post te ajudando a decidir sobre sair ou não dos aeroportos no intervalo entre voos – confira aqui!
Dicas de onde se hospedar em Montevideo
Vai viajar para a capital uruguaia? Reuni algumas dicas sobre quais bairros se hospedar em Montevideo, os pontos positivos de cada um deles e qual foi a minha escolha de acomodação na minha última viagem à cidade.
Confira!
Bairros para hospedar em Montevideo
Cuidad Vieja e Centro
A área mais comercial e histórica de Montevideo se concentra na Cuidad Vieja e Centro. Ficando hospedado nessa região você vai conseguir fazer boa parte do roteiro a pé e ter muitas opções de estabelecimentos para comer.
Também é uma área com variedade nos tipos de hospedagem, desde hostels até boas redes de hotéis 5 estrelas.
Punta Carreras e Pocitos
Principalmente para quem viaja no verão e quer ter fácil acesso às praias de Montevideo, os bairros de Punta Carreras e Pocitos são ideais e ficam um ao lado do outro.
Neles, você vai encontrar uma maioria de opções de hospedagens entre 3 e 4 estrelas e alguns hotéis boutique. Além disso, também vai estar próximo de restaurantes com vista, que são uma ótima opção para a programação de fim de tarde em Montevideo.
Carrasco
Mais afastado do centro, o bairro de Carrasco está mais próximo do Aeroporto de Montevideo e é onde estão alguns dos melhores e mais luxuosos hotéis não só da cidade, como do Uruguai.
Ideal para quem quer estar num bairro mais tranquilo, investindo numa acomodação com mais conforto, serviços e para aproveitar as comodidades das hospedagens, como bons restaurantes, cassinos e spas.
Meu hotel em Montevideo
Viajei para Montevideo com meu irmão e minha avó e quis que essa viagem fosse confotável e cômoda. Por isso, optei por ficar no que é considerado o melhor hotel de Montevideo, o Sofitel Montevideo Casino Carrasco and Spa.
Todos os quartos são bastante espaçosos, acomodando até 3 pessoas por suíte. Então, é um hotel ideal para quem busca descanso e bem-estar. Os ambientes são super bem divididos e a varanda acompanha toda a extensão do quarto, com uma lista vista para o Rio da Prata.





A decoração do quarto é espetacular, combinando totalmente com o estilo do prédio: um palácio de 1921 que preserva as características da Belle Époque. Que aliás, tem tudo a ver com a marca, já que o Sofitel faz parte da rede francesa Accor.


Aproveitamos para conhecer o famoso Restaurante 1921 que fica no Sofitel e foi uma excelente experiência!




O Sofitel ainda conta com cassino, spa, lojas, galerias boutique e oferece experiências personalizadas para quem viaja em casal ou em família.
Confira mais detalhes da minha estadia no Sofitel no vídeo do canal!
Dica para se hospedar no Sofitel
Vale lembrar que hotéis da rede Accor podem ser reservados pelo programa de fidelidade ALL – Accor Live Limitless.
Usando pontos, você consegue economizar nas suas diárias de hospedagem e experiências nos hotéis da empresa.
Veja como funcionam os programas de fidelidade de hotéis!
Considerações
Essas e outras dicas de Montevideo também estão nesse post, que vão ete ajudar a programar a sua viagem à capital uruguaia!
Melhores aeroportos do mundo pelo Skytrax em 2025
A Skytrax, organização internacional de classificação de transporte aéreo, divulgou a lista de 2025 do World Airport Awards, uma premiação que rankeia os melhores aeroportos do mundo através de pesquisa anual de satisfação dos passageiros nos terminais aeroporturários ao redor do planeta.
Pela 13ª vez, o Aeroporto Changi, em Singapura, ficou no primeiro lugar na premiação, voltando à liderança, que em 2024 foi do Aeroporto Hamad, em Doha.
O Aeroporto de Singapura é reconhecido pelo investimento em tecnologia para facilitar a vida dos viajantes e a infraestrutura para aproveitar o tempo nos terminais.
Em 2024, o Changi implementou a imigração automatizada com reconhecimento facial que agiliza a entrada de turistas, permitindo a entrda no território em poucos segundos. Essa e outras modernizações, fazem esse aeroporto ter as filas de atendimento ao passageiro mais rápidas do mundo.
O Changi também se destaca por ter entre os seus terminais o edifício Jewel, com 10 andares que integram um shopping com lojas diversas; restaurantes; spas; hotéis; exposições de arte; um museu; um cinema; além da famaosa floresta com queda d’água.

Confira abaixo a lista dos 20 melhores aeroportos do mundo segundo a última pesquisa da Skytrax!
Os melhores aeroportos do mundo para 2025
- Aeroporto Changi, Singapura
- Aeroporto Internacional de Hamad, Doha, Qatar
- Aeroporto de Tóquio Haneda, Tóquio
- Aeroporto Internacional de Incheon, Seul, Coreia do Sul
- Aeroporto Internacional de Narita, Tóquio, Tóquio
- Aeroporto Internacional de Hong Kong
- Aeroporto Charles de Gaulle, Paris, França
- Aeroporto de Roma Fiumicino, Itália
- Aeroporto de Munique, Alemanha
- Aeroporto de Zurique, Suiça
- Aeroporto Internacional de Dubai, Emirados Árabes Unidos
- Aeroporto de Helsinque-Vantaa, Finlândia
- Aeroporto Internacional de Vancouver, Canadá
- Aeroporto de Istambul, Turquia
- Aeroporto Internacional de Viena, Áustria
- Aeroporto de Melbourne, Austrália
- Aeroporto Internacional Chubu Centrair, Tokoname, Japão
- Aeroporto de Copenhague, Dinamarca
- Aeroporto Schiphol de Amsterdã, Países Baixos
- Aeroporto Internacional do Bahrein
Considerações
Para ver mais detalhes sobre o ranking de melhores aeroportos de 2025 pelo Skytrax, clique aqui!
E para outros posts com ranking globais, como esse, clique aqui!