Fiz um stopover com a Avianca em Bogotá e tive a oportunidade de ficar 1 dia na cidade. Apesar de ser um tempo bem curto, a capital da Colômbia é bastante prática de ser visitada.
Vou te contar aqui o que eu priorizei nas minhas poucas horas nesse destino, onde comi e dicas extras, caso você tenha mais tempo em Bogotá.
Roteiro de poucas horas em Bogotá
Cerro de Monserrate


Um dos principais atrativos de Bogotá é ver a cidade do alto. O Cerro de Monserrate te leva a 3.152 metros de altura com uma lista vista para a paisagem de montanhas que contornam a capital.
Fomos do aeroporto direto para o funicular de Monserrate e, mesmo com fila, foi bem rápido de subir. Lá no topo, você também encontra a Basílica Santuário do Senhor Caído e alguns estabelecimentos.
Centro histórico


Depois de visitar o Cerro, pegamos um Uber (que saiu bem baratinho) para o centro histórico de Bogotá. Nessa área estão os principais pontos turísticos e atividades na cidade.
Nosso principal interesse era chegar na Plaza Bolivar, onde fica a Candelária ou Catedral Primada, construída em 1539. Além de ser muito bonita por fora, ela também é lindíssima por dentro.
Paramos para comer no Restaurante La Puerta de la Catedral e almoçar pratos tipicamente colombianos. Depois, optei por tomar um Café Juan Valdez, que é a rede de cafeterias mais famosa da Colômbia.

Para curtir a tarde, caminhamos pelas ruas do centro histórico, que são repletas de construções históricas e bem preservadas, muitos comércios, camelôs e museus.
Inclusive, se tiver interesse e temo, visite o Museo del Oro. Ele conta sobre a história desse mineral e possui um acervo enorme de artefatos usados pelos antigos povos que povoavam a América Latina. Vale muito a pena!
E se você gosta de museus, Bogotá também possui vários outros distribuídos nessa região central, com temas e estilos diversos. Tem museus histórico, museus de arte… e o melhor é que muitos deles são gratuitos.
Considerações
Essa foi a minha segunda vez em Bogotá e é uma cidade que eu gosto de passear. Aliás, a energia da Colômbia e as pessoas são muitos animadas e isso torna a viagem ainda melhor.
Apesar de muita gente considerar a capital colombiana perigosa, eu não tive essa impressão, mesmo filmando com o celular na rua. Claro que, é importante estar atento e segurar bem os pertences, como em qualquer grande cidade.
Quer ver um pouco mais das minhas horas em Bogotá? Confere o vídeo do canal!