Se você conhecer mais sobre o budismo e as tradições da religião, precisa conhecer Chiang Mai. Famosa por sediar o mais famoso Festival das Lanternas da Tailândia, essa pequena cidade repleta de templos merece a sua visita (não só pelo interesse em participar do evento). Por isso, vou te indicar um pequeno roteiro em Chiang Mai e região para você conhecer uma versão bem tradicional da Tailândia.
Como chegar e onde ficar em Chiang Mai
Chiang Mai é uma cidade localizada no extremo norte da Tailândia. A melhor forma de chegar até ela é avião, podendo ser operações nacionais, saindo das principais cidades do país, ou a partir de países próximos que também contam com voos diretos.
Já na hora de se hospedar na cidade, opte por ficar na Old City. Esse é um bairro literalmente quadrado bem no centro da de Chiang Mai. É a parte mais histórica, turística, com mais opções de restaurantes e comércios. Então será a área que vai tornar sua experiência na cidade mais prática.
Roteiro em Chiang Mai, na Tailândia
Se você vai viajar a Chiang Mai, independentemente de participar do Festival das Lanternas, dedique cerca de 3 dias para conhecê-la com calma, aproveitar um bate e volta na região e ainda apreciar as celebrações religiosas.
Além desse famoso evento das lanternas flutuantes, chamado Yi Peng (que acontece fora da cidade), a celebração do Loy Krathong, que são cerimônias de oferendas nos rios, também acontece nas mesmas datas no centro da cidade, junto com desfiles, apresentações, carros alegóricos e muito mais.
É uma festa muito bonita! Então, não deixe de dedicar um dia para o Festival das Lanternas e um dia para acompanhar os festejos dentro da cidade, caso viaje durante o período em que eles acontecem.


Dia 1
Chiang Mai está repleta de templos, de diversos tamanhos e decorações. Caminhar pela Old City, é certamente ter contato com a culinária local, comércios de produtos tipicamente asiáticos e uma enorme diversidade de espaços religiosos que, em sua maioria, podem ser visitados gratuiramente.
Enquanto caminha pela parte turística da cidade, não deixe de fora os seguintes templos:
- Wat Chedi Luang
- Wat Phra Singh Woramahawihan
- Wat Lok Moli
- Wat Chiang Man


À noite, vá para o Night Bazaar Shopping Street, uma rua repleta de barracas de rua com todo tipo de souvenir que você imaginar. Ao longo da avenida, você também encontra galerias com lojas e feirinhas de comida.
E se você estiver na cidade num domingo, não perca o Sunday Night Market, que se estende por quilômetros pela Ratchadamnoen Road. Ela fica lotada de vendedores! Você vai encontrar uma enorme diversidade de barraquinhas com pratos e petiscos populares, souvenires e itens dos mais diversos, para todo gosto. Vale muito a pena (inclusive nos preços)!
Dia 2
O Wat Phrathat Doi Kham é um templo diferente dos que você encontra na cidade. Com sua decoração em branco e dourado, rodeado de árvores e com vista para a cidade de Chiang Mai, ele é ideal para um dia a parte, pois fica distante do centro.
Para chegar até ele, você pode negociar com os tuk tuks ou pedir um transporte por aplicativo (como o Bolt ou o Grab, que são populares na Tailândia e funcionam de forma semelhante ao Uber).
Dia 3
E uma vez que voce já está numa cidade ao norte da Tailândia, indico que você faca um bate e volta à cidade de Chiang Rai. Nela, estão dois dos tempos mais famosos e icônicos do país. Que, aliás, mesclam não só caracteristicas do budismo tailandês, mas também une referencias de outros países asiáticos próximos onde a religião é bem forte.
Em Chiang Rai, não deixe de ir ao Templo Azul (Rong Suea Ten Temple) e ao Templo Branco (Wat Rong Khun). Eles certamente serão os mais diferentes e chamativos que você vai ver durante esses dias e vale a pena prestar atenção nos detalhes e notar como eles possuem decorações bem diferentes dos templos mais tradicionais de Chiang Mai.


Considerações
Que conferir mais dicas sobre Chiang Mai e Chiang Rai? Veja como foi a viagem do Estevam a esses destinos aqui!