Conheci o Caribe colombiano e vim compartilhar com você o que eu inclui no meu roteiro em San Andrés e os passeios que são essenciais na ilha. Reuni nesse post algumas dicas importantes para quem está fazendo planos a conhecer esse destino paradisíaco.
Apesar de ser famosa e lindíssima, San Andrés ainda conta com uma infraestrutura muito simples para atender o fluxo de turismo. Por isso, quero te orientar sobre o que vale a pena fazer, o que evitar e como investir com segurança nos melhores atrativos.
Roteiro em San Andrés – o que fazer na ilha

San Andrés não é uma ilha muito grande. Por isso, para conhecer o essencial dela, 2 dias são suficientes (fora os dias que você vai dedicar para realizar passeios).
Dia 1
No primeiro dia, se dedique a curtir o centro. As praias de Spratt Bight e Principal ficam de frente para o calçadão da orla, com fácil acesso ao comércio local e estabelecimentos. A água do mar tem uma temperatura ótima, você pode alugar uma barraca improvisada para se proteger do sol e curtir as praias cristalinas com vista para a ilha de Johnny Cay.
San Andrés é uma zona colombiana livre de impostos e você vai encontrar muitas lojas de produtos importados. Para quem gosta de fazer compras, vale dar uma caminhada pelas ruas para conferir os preços.
Aproveite também para comer em bons restaurantes e caminhar à noite na região da orla. O La Regatta é um dos restaurantes mais famosos da ilha e fez parte do meu roteiro em San Andrés. Para quem quer se divertir um pouco mais, o Coco Loco é uma casa de festas bastante popular.
Dia 2
Para o segundo dia, indico que você alugue um mule – um veículo no estilo de carrinho de golfe para dar uma volta na ilha. San Andrés não possui diversidade de transportes e os mules são super famosos para quem quer personalizar seu passeio ao redor da ilha.
As minhas sugestões de paradas durante a volta na ilha são:
- Playa Charquitos
- Calle de las Palmeras
- La Piscinita
- E algumas poucas opções de beach clubs que ficam mais afastados do centro, que podem ser bons lugares para relaxar e curtir um pouco essas outras praias mais sossegadas
No entanto, dois lugares que costumam entrar no roteiro de San Andrés, mas que eu não indico são o Salto de Morgan e o Hoyo Soplador. Apesar de bem famosos, eles se tornam lugares com bastante assédio turístico.
Enquanto eu passava de mule, vi muita gente querendo cobrar para você parar e entrar nesses lugares. É o típico pega turista. Na minha opinião, não vale a pena.
Sugestões de passeios para incluir no roteiro em San Andrés

Os passeios em San Andrés podem levar algumas horas (ocupando cerca de um turno) ou um dia inteiro (se for uma programação longa). Por isso, indico que você tenha uma boa organização sobre o que deseja fazer, quantos dias vai ficar na ilha e como organizar esse roteiro.
Eu aluguei o mule e reservei todos os meus passeios com a ajuda da equipe do Viajando San Andrés. Eles me deram suporte otimizando meu roteiro e me forneceram muitas dicas e informações para eu curtir ainda mais minha estadia.
Abaixo, listei os passeios que eu optei por fazer em San Andrés.
Parasail
Não poderia começar sem indicar o atrativo mais famoso, que é obrigatório num roteiro em San Andrés. O Mar de 7 Cores, formado pelas barreiras de corais e bancos de areia que contornam a ilha, fazem com que as águas tenham diversas tonalidades. É um verdadeiro espetáculo natural!
E a melhor forma de ter uma vista panorâmica disso é fazendo um voo de parasail. A sensação é maravilhosa e vale muito a pena.
Amanhecer no Acuario

Um outro atrativo que eu gostei bastante foi ver o amanhecer em Rose Bay, também conhecia como Acuario. Apesar de termos que acordar bem cedo, o trajeto é delicioso, principalmente para quem gosta de um pouco de aventura e não se incomoda em curtir um passeio de barco forma simples.
Você vai poder apreciar uma vista única do mar e curtir um pouco das praias enquanto elas vão estar totalmente vazias e tranquilas.
Tour de lancha
Um tour de lancha vai te levar, ao longo do dia, para várias praias e ilhas que ficam nas proximidades de San Andrés. O legal desse passeio é conhecer lugares que são cartões postais da região num só dia, como Johnny Cay, Acuario, embarcações naufragadas e muito mais.
Mergulho
San Andrés é um destino ótimo para quem tem curiosidade ou interesse em praticar mergulho com cilindro ou snorkeling. Além de embarcações naufragadas, como citei anteriormente, você pode visitar corais, esculturas submersas e se encantar com a incrível diversidade de animais marinhos da região.
Considerações
Apesar da infraestrutura simples para a quantidade de turistas que recebe, San Andrés é uma opção acessível para quem deseja conhecer o Caribe. De fato, os preços são muito baratos comparados aos de outras ilhas – e isso inclui hospedagem, passeios e alimentação. Muitas coisas ainda podem melhorar para que a ilha possa oferecer experiências ainda melhores para os visitantes. Ainda assim, suas belezas naturais valem a pena.
Além das dicas para você montar o seu roteiro em San Andrés, vou deixar aqui um guia com outras informações sobre esse destino e sobre a Colômbia para você programar a sua viagem. E entre em contato com a equipe do Viajando San Andrés para organizar sua estadia e reservar seus passeios!