Já ouviu falar que os aviões comerciais costumam ser wide body e narrow body? Sabe o que caracteriza cada um deles? Nesse post, vamos traduzir e te explicar o que muda em cada aeronave e como saber essa informação pode te ajudar a tomar decisões para escolher seu assento.
O que são aviões wide body e narrow body?
Na aviação, a maioria dos termos usados são em inglês. E isso acontece também na hora de classificar a configuração de uma aeronave a depender do seu tamanho, se ela é mais estreita ou mais larga.
Uma aeronave wide body seria traduzida para um avião de dois (ou mais) corredores, comum em modelos de espaço interno mais largo. Já uma aeronave narrow body é uma aeronave de apenas um corredor, mais frequente em aviões de espaço interno menor.
O que isso influencia para o viajante?
Saber essa diferença pode te auxiliar a conhecer melhor os espaços e classes de cabine das companhias aéreas e pensar sobre as escolhas dos seus assentos. Abaixo, vamos te mostrar algumas características recorrentes desses dois modelos de aeronaves e como identificar isso vai te ajudar.
Aviões narrow body

Começando pelos aviões mais estreiros, normalmente configurados como narrow body. São os modelos que já estamos acostumados em viagens domésticas no Brasil, por exemplo.
A GOL e a Latam operam voos nacionais apenas com aeronaves desse modelo, onde encontramos a distribuição de assentos 3-3. Isso é: 3 poltronas de um lado da aeronave, um corredor, e 3 poltronas do outro lado.
As companhias costumam usar esses aviões com classe de cabine única (toda em Econômica) ou, no máximo, duas classes (colocando as primeiras fileiras como Premium ou Executiva).
Em geral, as aeronaves de 1 corredor tem uma autononia menor e são mais baratas para as empresas operarem. Por isso, em sua maioria, são para voos de curta e média duração.
Aviões wide body

Os aviões de fuselagem mais larga geralmente são configurados como wide body, ou seja, possuem dois corredores. Esses modelos tem uma autonomia grande e um custo de operação maior, por isso, geralmente são aeronaves de voos interncionais e de longas distâncias.
Por terem mais espaço interno maior e realizarem viagens entre destinos mais distantes, esses aviões costumam ser configurados em 2, 3 ou 4 classes de cabine (a depender da companhia aérea e do modelo da aeronave). Sendo elas: Econômica, Premium Economy, Executiva e Primeira Classe.
Conheça as diferentes classes de cabine aqui!
Na Primeira Classe e na Executiva, como os assentos ocupam mais espaço, é comum que todos os passageiros tenham acesso ao corredor, com configurações 1-2-1 (a depender da companhia aérea e aeronave).
Já nas cabines Premium e Econômica, a quantidade de assentos por fileira é bem maior. Algumas configurações que podem ser comums em aviões wide body são 2-3-2, 2-4-2 ou 3-3-3, por exemplo.
Escolha do assento
Num voo curto, qual poltrona você vai escolher pode não fazer muita diferença. Mas, num voo longo, é sempre importante considerar se:
- você quer priorizar a vista da janela;
- quer dormir sem que nenhum passageiro te acorde pedindo para ter acesso ao corredor;
- se prefere ter livre acesso para ir ao banheiro e caminhar;
- e por aí vai.
Então, na hora de escolher um voo, é sempre bom conferir o modelo da aeronave. Em geral, tanto no Google Flights quanto no site onde você vai fazer a reserva, há um botão de “Mais detalhes” que informa qual o modelo de avião está programado para fazer aquela viagem.
Tendo o modelo, você pesquisa se ele se configura como wide body ou narrow body e decide qual letra do assento vai ser mais interessante para você.
Já te mostramos como conferir os modelos de avião e escolher os melhors assentos nesse post!
E quanto mais a gente vai viajando e aprendendo sobre os modelos de avião, chega um momento que já sabemos a configuração e temos uma ideia de como são as classes de cabine deles de cabeça.
Considerações
Gostou de saber mais sobre os modelos dos aviões? Comente abaixo!
Para mais conteúdos de curiosidades, veja nossa aba de dicas de viagem!