Vale a pena invetsir no visto americano mesmo que você não queria viajar exatamente aos Estados Unidos? Talvez sim, a depender dos seus planos de viagem. Ter o documento que autoriza viagens aos EUA pode ajudar a entrar em outros países.
Nesse post, vamos te explicar como isso funciona e te dar os principais exemplos de como esse documento pode ajudar a entrar em outros destinos.
Qual a relevância de ter o visto americano?
O visto americano é considerado um dos mais criteriosos no processo de emissão. Então, quem consegue um desses, é por ter potencial de ser um bom viajante, atendendo as exigências de um país burocrático para visitação.
Para facilitar a vida dos viajantes, alguns países aproveitam que o turista já tem autorização para os Estados Unidos e flexibilizam a entrada em seus territórios, exigindo menos documentos ou isentando as pessoas de novas autorizações de viagem.
Países que facilitam a entrada de quem tem visto para os EUA

Os dois principais exemplos de países que facilitam a entrada de quem tem visto americano é México e Canadá.
Assim como os Estados Unidos, esses dois territórios exigem atualmente a emissão de visto físico para portadores do passaporte brasileiro. Porém, como os critérios para o visto americano são considerados mais rígidos, México e Canadá facilitam a entrada dos brasileiros que já possuem o direito de entrar nos EUA.
No caso do México, o visto americano fornece ao viajante, automaticamente, o direto de entrada no país, sem precisar de nenhum outro tipo de autorização de viagem. Porém, sempre lembrando que o direito de imigrar não é uma garantia. Faça a sua parte levando documentos que comprovam o motivo da sua viagem e o seu tempo de permanência para não ter problemas na imigração.
Veja lista de documentos indicados para viagens internacionais aqui!
Já no caso do Canadá, não significa que por ter o visto dos Estados Unidos você poderá entrar diretamente no país. Ainda é preciso passar por um processo de autorização, porém, mais fácil e mais barato do que tirar um visto de turismo.
Brasileiros precisam emitir uma Autorização Eletrônica de Viagem através do site do governo canandese. O documento é solicitado online e disponibilizado digitalmente com o custo de 7 Dólares canadenses. Em geral, a autorização é disponibilizada no mesmo dia do pedido para o viajante.
Considerações
Vale lembrar que ter um visto mexicano ou canadense não facilita diretamente sua entrada nos Estados Unidos. O visto americano é obrigatório para entrar no país. Por isso, se você pretende investir apenas em um documento, talvez seja mais interessante apostar no americano, que já ajuda a entrar nos demais territórios.
Porém, ter visto para outros países no seu passaporte é um ponto positivo para os consulados te analisarem como viajante. Se você demonsta que visita outros destinos com certa frequência, que já foi a países que exigiam autorização e respeitou as regras de imirgação, isso pode facilitar a liberação de um novo visto.
Se você quiser conhecer melhor os processos de emissão de visto para o México e Canadá, confira os posts específicos sobre esses assuntos: