Se você pretende viajar do Brasil ao Chile com a Latam, fique atento. Mais operações internacionais saindo de cidades brasileiras estão ofertando a tarifa Basic. Nessa categoria de passagem, a companhia inclui apenas o item pessoal, sem mala de mão.
No ano passado, a rota Rio de Janeiro – Santiago passou a ter a tarifa Basic. Agora, outras rotas diretas estão oferecendo essa opção e viagens com conexão também.
Confira detalhes dessa condição e exemplos de cidades que estão com essa nova categoria de passagem.
Detalhes da tarifa sem mala de mão
A tarifa Basic já é popular na Latam Chile. No entanto, no Brasil, não estamos acostumados com uma categoria de passagem tão simples.
Uma das principais diferenças da Basic é que ela é uma tarifa sem mala de mão. Você viaja apenas com um item pessoal abaixo do assento a sua frente com peso de até 10kg.
Se você quiser remarcar a passagem, irão incidir taxas e mais a diferença de preço. Não dá direito a reembolso em caso de desistência e não se aplicam benefícios referentes à categoria do cliente na Latam.
Esse tipo de tarifa é bastante característico das empresas low cost, mas tem sido adotado também em empresas convencionais na América do Sul.
Cidades brasileiras que estão com a tarifa Basic
Além de operações diretas da Latam do Rio de Janeiro a Santiago, no Chile, outras cidades que estão ofertando a tarifa Basic nos voos para a capital do Chile são:
- Belo Horizonte – Confins
- São Paulo – Guarulhos
- Recife
- Fortaleza
Se você vai voar de outras capitais e fazer conexão ou tem um voo direto para Santiago como destino final para outra cidade do Chile, fique atento, pois a tarifa Basic também aparece para várias outras capitais brasileiras.
Fizemos algumas simulações no site da Latam para mostrar que essa categoria de passagem sem mala de mão está aparecendo como resultado para diversas cidades.





Considerações
Muita atenção ao comprar voos para o Chile com a Latam. Possivelmente, quando você fizer a pesquisa, o valor mais barato vai se referir ao preço da tarifa Basic.
Se você já quer garantir uma tarifa que inclua, ao menos, a mala de mão, vai ter que pagar um pouco a mais para escolher outra categoria de passagem.
Lembrando que, em geral, escolher uma tarifa que já inclua as malas tende a ser mais em conta que pagar pelo serviço como adicional.
Você pode conferir mais detalhes sobre as tarifas e nomenclaturas de bagagem na Latam nesse post.